Pages

Bacana, mas imbecil

David é um cara bacana pra mim. Sinto relatar que é somente um imbecil pra outros. É que o cara prefere, quer saber, viver quieto: tomar seu café – que para ele traz um prazer inquestionável –, assistir à missa no domingo, correr com seu calção branco no sábado. Pleitear cargos mais altos na empresa? Não. Se vier, tudo bem. Se não, talvez até melhor. Se o dinheiro dá para pagar as contas, se guarnecer com uma reserva, comer legal, quer dizer que as coisas estão indo bem. O jardim no cantinho do seu minúsculo terreno de fundos brilha. A lua é observada várias vezes no mês, e a garrafa de Smirnoff Black sempre no fim, coitada, saboreada com sutileza e “requinte” todas as sextas à noite.

Sinto em relatar que o David é considerado um imbecil até mesmo por mim, apesar de achá-lo bacana também. Considero que penso desse modo para velar um sentimento de frequente busca por nada. É! Para abafar um inconformismo comigo e com tudo. Para afogar um sentimento de que o mundo é sempre vazio e sem nexo. Explico. Enquanto o trabalho para mim é ouro, pra ele, a família. Se pra mim é privilégio correr nervoso com projetos – que durarão a vida inteira para completá-los (quem sabe) –, para ele, correr aos sábados com aquele calção branco e MP3 no ouvido. Enquanto para mim é imprescindível na sexta à noite terminar de responder os e-mails que não consegui responder durante a semana, para ele aquela praga de garrafa de vodka, num “requintando” encontro com outros imbecis.

Acho que o David encontrou – observando ele parece tão fácil – a paz de espírito, o segredo da vida, a chave da felicidade. Mas, entenda, não posso deixar de considerá-lo um imbecil, apesar de bacana. É porque só assim conseguirei acordar todos os dias, levantar e seguir a vida.

5 comentários:

  1. Bacana não sei se sou. Mas imbecil, estamos caminhando para isso, como diria no jargão de quem acorda todo dia e segue a vida!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom, Tio tem criatividade :D

    ResponderExcluir
  3. Diga pra David que mandei um abraço e qualquer dia, apareço na casa dele pra tomar uma dose dessa Smirnoff. Grande sujeito.

    ResponderExcluir
  4. Esses dias vi uma comunidade no orkut que achei interessante: "sempre tem um retardado... que consegue me superar". E olha que durante esses anos de convivência coleguística já presenciamos casos assim heim!

    ResponderExcluir
  5. Aliás, esqueci de comentar, gostei do nome: David!

    ResponderExcluir